Menu

Call us

+244 923 166 740

Email

geral@kora.co.ao

PLANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO

Os conceitos urbanísticos concebidos pela Kora, procuram soluções sustentáveis, simples, funcionais e fáceis de manter:

  • Terraplanagem, drenagem e arruamentos
  • Sistema de distribuição de Água
  • Sistema de recolha de águas residuais
  • Rede de distribuição de electricidade
  • Áreas verdes

Sempre tendo em consideração os constrangimentos pré-existentes no local: topografia, características do solo, linhas de água, árvores, infraestruturas existentes e outros elementos relevantes da envolvente.

New Centralities

As Cidades Horizonte são um conceito inovador, em Angola.

O projecto urbanístico foi pensado segundo uma lógica de quadras integradas em polos educacionais, culturais e comerciais. Esta é uma fórmula que estimula o contacto e o convívio entre as pessoas.

Um projecto único que revoluciona o conceito de habitar, pois promove uma nova comunidade urbana promovendo a qualidade de vida.

Assim nasce a Cidade Horizonte.

A aposta na segurança e a ausência de muros ou barreiras vem permitir uma maior vivência do espaço exterior. A área envolvente apresenta-se como uma extensão de cada casa. O próprio conceito de “rua” ultrapassa o lado funcional de “via pública” e evolui para uma ideia de “ponto de encontro”.

É nesta expressão comunicante que o projecto se vai revelando, através de um conjunto de soluções e equipamentos orientados para uma vida em continuidade – da família para a comunidade e da comunidade para a família.

A implementação dos projetos das Novas Centralidades representa a parte mais significativa da atuação da Kora, englobando a criação de 40.000 Habitações, equipamentos sociais, zonas comerciais, centros de apoio à saúde e educação em 14 Novas Centralidades, distribuídas por 6 províncias de Angola.

14 centralidades do projecto Kora:

ANDULO

BAILUNDO

CAÁLA

KUITO

LOSSAMBO

LUENA

SUMBE

UÍGE

CATETE

CHIPIPA

GABELA

NEGAGE

PORTO AMBOIM

WACO CUNGO

Urban requalification

Em cooperação com o Ministério do Ordenamento do Território e Habitação, a Kora juntou ao seu portfólio a participação em projectos de requalificação urbana, em curso na cidade de Luanda.

Estes projectos têm como principal característica a sucessão encadeada e cíclica de processos de reconversão-ocupação, habitualmente designada por “Bola de Neve”.

É uma forma de actuação associada à cultura urbana, à capacidade de atração das populações e ao desenvolvimenteo sustentável dos territórios, a reconversão alberga a requalificação e a revitalização das cidades muito em particular das suas áreas mais degradadas, tornando-as novos polos dinamizadores de vivências comércio e cultura.

Rural Communities

A Kora tem também a experiência de implementação de projectos de habitação em áreas predominantemente rurais, com características e contexto específicos.