Cuito – Os moradores da Centralidade Horizonte do Cuito, no Bié, têm feito mau uso das sanitas e dos esgotos ao introduzirem nos mesmos fraldas descartáveis, redes de banho, roupas e outros objectos, denunciou, hoje, terça-feira, o seu administrador, Henrique Arsénio.
Em declarações à Angop, Henrique Arsénio informou que tal prática está já a provocar sérias dificuldades, quanto a circulação das águas residuais para os devidos canais de tratamento, salientando que se a situação prevalecer, nos próximos dias poderão registar o vazamento de águas a céu aberto, como consequência de possível transbordo dos esgotos.
Disse temer que além do mau cheiro, haja o risco de contrair doenças, já que o ambiente insalubre torna propício à diarréias e viroses seja em crianças, quer em adultos.
O responsável confirmou a realização de trabalhos de sensibilização junto dos moradores, através de palestras e reuniões constantes, no sentido de banir esta e outras más condutas.
Desde a abertura do complexo, de acordo com o coordenador para área Comercial e de Marketing do Kora-Angola, empresa construtora dos imóveis em Setembro de 2017, cerca de mil e 800 apartamentos já estão habitados, dos 2.834 concluídos.
De realçar que depois de concluída, a Centralidade Horizonte do Cuito” comportará seis mil apartamentos.