Recentemente inaugurada pelo presidente da República, a centralidade de Kilomosso, na província do Uíge, tem o fornecimento de energia eléctrica assegurado pela Ossi Yeto, uma acção resultante do projecto, “Energia Eléctrica à Nova Centralidade Kilumosso”, desenvolvida em três frentes.
A primeira, de acordo com o comunicado que recebemos, correspondeu à ampliação da subestação de 220KV da Rede Nacional de Transporte (RNT) daquela província, com a instalação de um novo painel de linha de 60kV para alimentação da nova centralidade. E para aumentar a capacidade de abastecimento de energia eléctrica na província e melhorar a fiabilidade do serviço, a Ossi Yeto, empresa responsável pela adjudicação do projecto, está a construir novo painel transformador (63MVA) na referida subestação.
Quanto à segunda frente, foi feita a construção de uma nova linha aérea de distribuição de energia a 60kV, com comprimento aproximado de 16km e a terceira é a construção e a interligação da nova subestação eléctrica, de 60kV 20MVA, junto à centralidade, que permite a sua alimentação e respectivas infra-estruturas (Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Água Residual), possuindo reserva de capacidade instalada para fornecer energia a outros locais, ainda de acordo com o documento.
A solução do fornecimento de energia à centralidade contou com o know-how técnico e humano da Ossi Yeto, empresa subsidiária do Grupo Mitrelli e beneficia até ao momento cerca de 1200 residências.