Urbanização do Cazenga recebe primeiros moradores do prédio ” Treme-Treme”

Luanda – Sessenta e cinco vivendas da Urbanização do Cazenga, em Luanda, foram ocupadas, neste domingo (20/5) pelos moradores realojados do prédio da Siccal conhecido por “Treme-treme”, Distrito urbano da Ingombota, das quais 10 famílias da municipalidade.

As famílias que viviam do 1º ao 5º andar do edifício  que se encontra em estado avançado de degradação e moradores seleccionados nos distritos urbanos do Cazenga, ocuparam as primeiras moradias da requalificação.

Mariquinha Tomazia, morada do prédio desde 1977, disse estar satisfeita com as condições do local, vai começar uma nova vida com dignidade, a única  preocupação são os  filhos que estudam na baixa de Luanda,  porque no meio do ano lectivo, foram transferidos para outro local.

Explicou que as autoridades deveriam acautelar todas as condições da continuidade das aulas dos filhos, foi precipitado o período de transferência, uma vez que as aulas retomam segunda-feira (21/05).

Afonso Maqueta residente no prédio há 37 anos,  disse que a mudança trouxe um alivio para as famílias, viviam em péssimas condições, um edifício degradado, sem corrimão, água canalizada, energia do vulgo “pucha-pucha” e infiltração de resíduos nas paredes.

Para si, o único problema, é a interrupção das crianças as aulas no meio do ano lectivo, “a escola aqui ainda não funciona”,  problema considerado grave.

O morador Kindoki Afonso disse que a grande inquietação é a saída do local num período lectivo, por  outro lado considerou  a transferência  de positiva para as famílias que viviam em situação de risco , num edifício que pode desabar a qualquer momento.

” Muitos de nós viviam em péssimas condições, famílias de seis à 10 filhos numa casa de um quarto e sala, um T3 é bem vindo, vai ajudar na melhoria do nível de vida das populações, um dos propósitos  do Executivo angolano”, concluiu.
 

Os anciãos do Cazenga, Agostinho Quimbundo de 70 anos e Esperança António de 90 anos de idade, beneficiários do projecto, mostram-se satisfeitos pelas condições encontradas no local, dai que valeu a pena a requalificação da circunscrição.

Os moradores foram unânimes em afirmar que existem condições de habitabilidade de acordo com a programação feita.

A Angop, apurou que mais de 46 crianças em idade escolar, estão entre as famílias realojadas em vários níveis de ensino.

A Urbanização  do Cazenga possui escola apetrechada com carteiras, hospital pronto para servir os moradores e o Serviço Integrado de Apoio ao Cidadão (SIAC),  que vai facilitar a vida dos novos habitantes.

 A urbanização possui 152 vivendas e 128 apartamentos, redes viárias, esgotos, abastecimento de água, energia eléctrica, telecomunicações, drenagem pluvial e residual concluídos.

Cazenga , um dos nove  municípios da província de Luanda, conta  com seis distritos urbanos, Tala-Hadi, Hoji ya Henda, Cazenga, 11 de Novembro,  Kima-kieza e Calwenda.

Redes sociais

Sobre a Kora

A Kora Angola é constituída por uma equipa de profissionais rigorosamente seleccionados, empreendedores, dinâmicos e com elevada formação profissional. A formação constante dos nossos profissionais é o alicerce de desenvolvimento da nossa empresa.

Artigos Recentes

Siga-nos:

Mensalmente Youtube